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Perguntas Frequentes

  • Registo de novos domínios
    • Como posso registar um nome de domínio em .pt?
      Para registar o seu domínio poderá recorrer a entidades especializadas nesta área, os registrars acreditados pelo .PT, ou registar diretamente com o .PT, devendo para o efeito:

      1.Aceder à sua área reserva em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher a opção "Criar Domínio” no canto superior direito;
      4.Seguir os passos para criação do seu domínio;
      5.Efetuar o pagamento.

      Lembramos que o registo direto com o .PT garante unicamente a atribuição do nome de domínio, não incluindo alojamento ou outros serviços associados. Quaisquer serviços adicionais devem ser assegurados pelos interessados, ou pelo registrar selecionado que, por norma, já disponibiliza pacotes com os vários serviços.

    • Tenho um nome de domínio registado em: .net.pt, .int.pt, .publ.pt, .nome.pt, .org.pt, .edu.pt, o que vai acontecer ao meu domínio?
      Estes classificadores foram extintos, e embora não sejam aceites novos registos sob os mesmos, os domínios já registados continuarão a existir e poderão ser renovados.
    • Como registar em .gov.pt?
      Os domínios .gov.pt são registados e geridos pelo CEGER (Centro de Gestão da Rede Informática do Governo).

      Assim, o registo na hierarquia .gov.pt deverá ser efetuado em www.ceger.gov.pt  e encontra-se limitado a entidades que integrem a estrutura do Governo da República.

    • Como posso registar um domínio em .com ou outro TLD?
      O .PT apenas gere o domínio de topo .pt, pelo que o registo em .com ou em qualquer outro TLD deve ser efetuado junto das entidades credenciadas para o efeito. Para mais informação, consulte www.iana.org.
    • O que é que posso fazer em caso de conflito sobre um domínio? 
      Caso considere que houve uma violação dos seus direitos de registo poderá recorrer à arbitragem voluntária institucionalizada, através do Arbitrare – Centro de Arbitragem para a Propriedade Industrial, Nomes de Domínio, Firmas e Denominações (www.arbitrare.pt), nos termos do Art.º 27.º das Regras de Registo de .pt, ou recorrer aos tribunais judiciais.  
  • Alterações a nomes de domínio
    • Como posso alterar a titularidade do meu nome de domínio? 
      Verifique neste vídeo como alterar a titularidade do seu nome de domínio.

      Para alterar online a titularidade do seu domínio, deve:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher o domínio para o qual pretende alterar a titularidade;
      4.Selecionar a ação "Transferência de titularidade do domínio” e clicar em "Executar”;
      5.Caso tenha iniciado o pedido como entidade gestora, para aceitar a transferência de titularidade, o atual titular deverá clicar no link rececionado no email e seguir os passos indicados, no prazo de 8 dias;
      6.Caso a transferência seja aceite, o novo titular receberá uma notificação, dispondo de 8 dias para aceitar a transferência de titularidade, através do link rececionado;
      7.Confirme sempre que faz o login na conta do utilizador ao qual se destina o link;
      8.O novo titular deverá ler e aceitar a Declaração de Responsabilidade e de Tratamento de Dados Pessoais do Cliente;
      9.O antigo e o novo titular receberão ambos emails a confirmar o sucesso da alteração.

      Nota: Caso o pedido seja iniciado pela entidade titular, o passo descrito no ponto 5 não ocorre. Neste caso, a confirmação será apenas necessária para o novo titular seguindo conforme ponto 6.  

      Para mais informações clique aqui

      Em alternativa, pode solicitar esta alteração diretamente ao .PT, mediante autorização do titular do domínio, a qual pode ser expressa através do preenchimento e envio da minuta de transferência de titularidade disponível aqui (pessoa coletiva) ou aqui (pessoa singular).

      Alertamos que a transferência de titularidade de domínios solicitada diretamente ao .PT poderá originar encargos administrativos. Para mais informações consulte o nosso preçário.

    • Como posso alterar a gestão do meu nome de domínio?
      Para alterar a Entidade Gestora do seu domínio, deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher diretamente o domínio ou efetuar pesquisa para selecionar o mesmo;
      4.Na página do domínio, aceder ao separador "Informação Geral” onde se encontra um campo denominado "Chave de transferência”;
      5.Clicar em "Mostrar” e fornecer a chave à nova entidade gestora.

      Assim que a entidade gestora receber a chave de transferência, e de modo a concluir a transferência de gestão, esta deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher a opção "Assumir Gestão do Domínio" no canto superior direito;
      4.Inserir o nome de domínio e chave de transferência nos locais indicados;
      5.Clicar em "Confirmar”.

    • Como posso alterar o responsável técnico do meu nome de domínio?
      Para alterar o Responsável técnico de um domínio, a Entidade Gestora do mesmo deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt ;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher diretamente o domínio ou efetuar pesquisa para selecionar o mesmo;
      4.Na página do domínio, na secção "Entidades” irá encontrar um símbolo de edição, representado por  . Ao clicar neste símbolo é possível adicionar o novo contacto técnico através da indicação do Nic-Handle ou nome completo do novo responsável, confirmando de seguida no símbolo .

    • Como posso remover o meu nome de domínio?
      Enquanto Entidade Titular, para remover um nome de domínio deverá: 

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher diretamente o domínio ou efetuar pesquisa para selecionar o mesmo;
      4.Na página do domínio terá um botão de "Ações" onde poderá selecionar a opção "Remover Domínio";
      5.Receberá um email com um link para confirmar a remoção. Logo que confirme o domínio é removido e fica livre para registo por qualquer interessado;
      6.Caso não confirme a remoção no prazo máximo de 8 dias, o domínio permanecerá registado.

      Enquanto Entidade Gestora, para remover um nome de domínio deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher diretamente o domínio ou efetuar pesquisa para selecionar o mesmo;
      4.Na página do domínio terá um botão de "Ações" onde poderá selecionar a opção "Remover Domínio";
      5.A entidade titular receberá um email com um link para se opor à remoção;
      6.Terminado o prazo de 8 dias, caso não haja oposição, o domínio é removido e fica livre para registo por qualquer interessado. Caso haja oposição, o domínio permanecerá registado.

  • Nic-Handles e contas de utilizador
    • O que é e para que serve um Nic-Handle e um Utilizador (User)
      O Nic-Handle é o identificador único (alfanumérico) dos responsáveis pelo nome de domínio no sistema de registo e gestão de domínios .pt. Sempre que uma pessoa/entidade se regista online pela primeira vez, é-lhe atribuído um Nic-Handle, que lhe será devidamente comunicado. O Nic-Handle deve ser usado no registo de nomes de domínio pois poupam tempo e ajudam a garantir a coerência e precisão da informação.

      O Utilizador, por sua vez, permite aos responsáveis pelo nome de domínio, aos quais foi anteriormente atribuído um Nic-Handle, aceder à área reservada e gerir os seus domínios.

    • Sou responsável por um nome de um domínio e ainda não tenho acesso (User) à área reservada 
      Se já tem uma entidade criada no sistema do .PT mas ainda não tem utilizador deverá efetuar a sua criação para poder gerir online os seus domínios. Alertamos que aquando da criação do mesmo, será necessário indicar o mesmo NIF, país e endereço de email já constantes na entidade.

      Assegure-se também que o endereço de email associado à sua entidade está atualizado antes de iniciar a criação de utilizador, e contacte-nos caso seja necessária atualização.

    • Como criar uma nova Entidade (Nic-Handle) e respetivo utilizador (User)?
      Verifique neste vídeo como criar um novo utilizador.

      Para criar a entidade/utilizador, deverá:

      2.Clicar em "Criar Utilizador”;
      3.Na janela apresentada preencher todos os dados solicitados, com particular atenção aos campos: 
      • a. País/NIF corretos;
      • b. Endereço de email atualizado;
      Será enviada uma notificação para o endereço de email indicado, a qual contém um link para confirmação de criação de utilizador.

      Após confirmação da criação de utilizador será possível aceder ao sistema de registo de domínios de .pt com o username e password definidos.

    • Como efetuar alterações aos meus dados de contacto associados à Entidade?
      Pode alterar os seus dados através da área reservada, com as suas credenciais de acesso, para tal deverá:

      2.No separador entidades aceder ao link "A Minha Entidade”, no canto superior direito;
      3.No separador "Informação Geral” deverá baixar a página até ver os campos de "morada” e "lista de contactos”, onde poderá editar, quer a morada, quer os endereços de email e contactos telefónicos.

      Caso pretenda alterar o nome, NIF e país, por favor entre em contacto com o .PT.

    • Como recuperar as minhas credenciais de acesso?
      Verifique neste vídeo como recuperar a sua palavra-passe no sistema de registo de domínios .pt.

      Para recuperar a sua password será necessário ter um utilizador criado no sistema de registo de domínios .pt, caso contrário não é possível efetuar esse pedido, devendo, primeiramente, proceder à criação de utilizador.

      Para recuperar os dados de acesso deverá:

      2.Clicar em "Esqueceu-se da sua palavra-passe?”;
      3.Inserir o email principal associado à entidade existente, país e respetivo NIF;
      4.Ao clicar em "Enviar” será remetida uma notificação para o endereço de email indicado para definir uma nova password. Durante o processo de definição de password terá a possibilidade de visualizar o seu nome de utilizador.

      Nota: Assegure-se que o endereço de email associado ao seu contacto está atualizado antes de iniciar a recuperação dos dados de acesso e contacte-nos caso seja necessária atualização. 

    • Como posso atualizar o meu e-mail?
      Para concretizarmos o seu pedido de alteração de email, solicitamos que:
      1. Nos indique via e-mail qual o novo endereço que deseja associar à sua conta;
      2. Anexe ao seu e-mail um documento de identificação/ uma cópia ou código da certidão permanente;

      Em alternativa, poderá preencher e enviar-nos a declaração que encontra aqui.

  • Estados no sistema do .PT
    • Quais são os possíveis estados de uma entidade?

      Uma entidade em .pt pode apresentar os seguintes estados:
      • Awaiting Proof – O .PT aguarda apresentação de prova dos dados da entidade;
      • Invalid Data–Verificou-se a insuficiência, incorreção ou falsidade dos dados de contacto fornecidos ou a pessoa em questão carece de capacidade ou personalidade jurídica; 
      • Not Validated – Os dados da entidade nunca foram validados pelo .PT;
      • Pending - Os dados submetidos encontram-se a aguardar validação pelo .PT; 
      • Valid Data – Os dados da entidade foram validados pelo .PT.
    • Quais são os possíveis estados de um domínio?

      Um nome de domínio .pt pode apresentar os seguintes estados:
      • Deleted – O nome de domínio foi removido e já não se encontra ativo ou delegado na zona .pt;
      • Pending-Delete – O domínio não foi renovado e está em pré-remoção. Há um prazo adicional de 30 dias para renovar, mas durante esse período, todos os serviços associados ao domínio ficam suspensos.
      • Registered – O nome de domínio encontra-se registado, dispõe de informação técnica e está delegado na zona .pt;
      • Reserved – O nome de domínio encontra-se registado, contudo não dispõe de informação técnica e não está delegado na zona .pt. Para que o domínio fique no estado registered será necessário proceder à sua correta configuração técnica (indicar IP ou nameserver);
      • Stand-By-Payment – O nome de domínio encontra-se a aguardar o pagamento do seu registo. 
  • MFA- Autenticação multifactor
    • O que é o MFA?
      A Autenticação MultiFactor (MFA) é um importante recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para o processo de login na área reservada.

      É uma forma simples e gratuita de evitar o acesso à sua área reservada por pessoas não autorizadas.

      Para mais informações clique aqui

  • WhoIs
    • Como posso contactar o titular de um domínio se os dados no WhoIs estiverem confidenciais?
      Nos casos em que os dados de um titular se encontram como confidenciais é possível contactar o mesmo através da opção "Contactar Titular" disponível na página WhoIs do domínio. 
    • Como é que posso colocar os meus dados como confidenciais no WhoIs?
      Nos termos das regras em vigor, e em cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados, os dados das pessoas singulares são sempre, e por defeito, colocados como confidenciais no Whois, podendo o titular dos mesmos, em acesso reservado em www.pt.pt, ativar ou desativar a referida confidencialidade em cada domínio.

      Já as pessoas coletivas terão sempre os seus dados disponibilizados, não sendo possível ativar a confidencialidade.

      Para editar a confidencialidade dos seus dados deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Selecionar o domínio em que pretende ativar/desativar a confidencialidade do contacto;
      4.Na página do domínio, na secção "Entidades” irá encontrar um símbolo de edição, representado por . Ao clicar neste símbolo é possível editar a confidencialidade (ativar/desativar) confirmando de seguida no símbolo .

      Nota: De acordo com as anteriores Regras de Registo de .pt, em vigor até 2 de fevereiro de 2021, era possível a ativação de confidencialidade de dados de pessoas coletivas, pelo que poderão ainda existir algumas pessoas coletivas com dados confidenciais. 

  • Questões Técnicas
    • É necessária a configuração técnica e possuir um servidor de nomes para registar um nome de domínio?
      Não, neste caso o nome de domínio assume o estado "Reserved”, não fica delegado na zona .pt, e consequentemente não funciona tecnicamente, ou seja, páginas web e emails, etc., não têm resultado. 

      Para que o domínio fique delegado na zona .pt, isto é, em funcionamento técnico e no estado "Registered”, é necessário estarem corretamente configurados alguns servidores de nomes. 

      Se não possui conhecimentos técnicos sobre este assunto, deverá contactar uma entidade especializada, sugerindo-se a consulta da lista de entidades registrar de .pt.

    • Como posso confirmar se o meu domínio está devidamente configurado?
      Tem à sua disposição um avaliador técnico. Com a simples introdução do nome de domínio e do endereço IP /nome do servidor primário, poderá saber se o mesmo se encontra devidamente configurado.
    • O que é necessário para usar o nome de domínio na Internet?
      Antes de um domínio poder ser utilizado numa página web, e-mail ou noutros serviços, é necessária a existência e a correta configuração de servidores de nomes. O(s) servidor(es) web e de e-mail também terão de ser posteriormente configurados para que os serviços indicados funcionem.

      Na maior parte dos casos, o fornecedor de alojamento dispõe de pacotes de serviços que incluem todas estas matérias. O .PT não fornece estes serviços mas, caso necessite, poderá recorrer aos nossos registrars para este efeito.

    • Verifiquei que um domínio está registado mas não tem página, esta situação é possível?
      Existem 3 situações possíveis:

      1.O domínio tem servidores de nome mas não estão bem configurados;
      2.O domínio não tem informação dos servidores de nomes, não sendo esta informação obrigatória, e por isso encontra-se no estado "Reserved”. Não existindo configuração técnica também não existe página web nem email;
      3.O domínio tem informação técnica correta, mas a entidade não delegou uma página web. A entidade titular pode optar por apenas usar o domínio para email, ou até optar por não ter serviços delegados associados ao domínio.

    • O meu domínio está tecnicamente bem configurado mas a página web não funciona, porquê?
      Existem duas possibilidades:

      1.A página web pode não estar delegada nos servidores de nomes do domínio;
      2.Caso tenha efetuado uma alteração técnica no sistema de registo de .pt nos últimos 30 minutos, a nova delegação poderá não estar ainda disponível na Internet.

    • Como alterar os Resource Records de domínios?
      Para alterar a informação técnica associada a um nome de domínio, o Responsável Técnico do mesmo deverá:

      1.Aceder à sua área reservada em www.pt.pt;
      2.Selecionar o separador "Domínios”;
      3.Escolher diretamente o domínio ou efetuar pesquisa para selecionar o mesmo;
      4.Na página do domínio deverá aceder ao separador "Configuração Técnica” onde encontrará a opção de configuração manual ou automática.

      Na configuração automática terá de indicar os servidores de nomes primários, os quais devem encontrar-se previamente configurados. 

      Na configuração manual terá de indicar todos os servidores de nomes que respondem pelo domínio, os quais devem estar já definidos na sua carteira técnica como responsável técnico do domínio.

  • DNS Abuse
    • O que é que acontece se o meu domínio configurar DNS Abuse?
      Caso o .PT identifique que um nome de domínio é suscetível de configurar DNS Abuse, os responsáveis do domínio são notificados para assegurarem as medidas necessárias à sua correção. Caso a atividade maliciosa identificada persista, sempre que aplicável, o .PT reportará a situação à autoridade competente.
    • O que posso fazer se identificar um domínio que considere representar DNS Abuse?
      Caso identifique um nome de domínio que considere sustentar atividade como a disseminação de malware, phishing, pharming, botnets e/ou spam, deve comunicar a situação ao .PT através do canal abuse@pt.pt.
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