Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

2º Fórum Lusófono da Governação da Internet realizou-se em Cabo Verde com o apoio do .PT

12-09-2024
2º Fórum Lusófono da Governação da Internet realizou-se em Cabo Verde com o apoio do .PT
12-09-2024
O 2º Fórum Lusófono da Governação da Internet, organizado pelo .PT, LusNIC, ANACOM, CIG.br, NiC.br, INTIC, FCT, ICANN e ARME, decorreu nos dias 11 e 12 de setembro em Cabo Verde. Os três grandes temas em debate nesta edição foram: inteligência artificial e língua portuguesa; inclusão digital, sustentabilidade e tecnologias emergentes; ecossistema global da governação da Internet nos países lusófonos. 

O .PT participou na sessão de abertura, que contou com a presença do Vice-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Olavo Avelino Garcia Correia. Luisa Ribeiro Lopes, presidente do .PT, destacou a importância da língua portuguesa como um ativo estratégico no mundo digital, reforçando a necessidade de cooperar e unir esforços entre os países da lusofonia. 

No painel "Acesso à Internet e inclusão digital nos países lusófonos”, moderado por Marta Moreira Dias do Conselho Diretivo do .PT, falou-se sobre as estratégias e iniciativas que os países lusófonos têm adotado para reduzir as desigualdades digitais e promover o acesso à Internet para tod@s. Capacitação foi a palavra de ordem neste painel.

O painel "Cooperação e colaboração dos países lusófonos em fóruns da governação da Internet”, foi moderado por Andreia de Brito do .PT. 

A próxima edição do Fórum Lusófono da Governação da Internet terá lugar em Moçambique, a convite do INTIC. 

Também em Cabo Verde, na manhã do dia 10 de setembro, o .PT participou na 6ª Reunião da Assembleia Geral da LusNIC. Durante o encontro, foram discutidos pontos cruciais para o futuro da LusNIC, reforçando a colaboração e a cooperação entre os países de língua oficial portuguesa. 

No mesmo dia, da parte da tarde, o PTSOC – Centro de Operações de Segurança do .PT partilhou a sua experiência sobre a importância da cibersegurança no contexto dos ccTLD’s, na formação sobre "Cibersegurança e Lusofonia: os desafios e oportunidades que nos unem", que contou com um auditório cheio e mais de 70 participantes online.