Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

Tiago Ribeiro
Digital Marketing Specialist do .PT
16-11-2021
O seu negócio não deve depender das redes sociais
As redes sociais são plataformas que ajudam bastante qualquer negócio a ter sucesso. São grátis, fáceis de utilizar e têm um enorme alcance. No entanto, muitas empresas acabam por usar as redes sociais como as suas casas digitais, em vez de um site. 

Este artigo mostra-lhe que, embora as redes sociais sejam importantes e eficazes, o seu negócio não deve depender apenas das mesmas para ter sucesso no digital. 

Falta de controlo sobre o seu negócio

Quando criamos um negócio que depende exclusivamente das redes sociais, estamos basicamente a usar um espaço "alugado”.

Basta infringir as suas políticas e a sua página pode desaparecer de um dia para o outro. O Facebook pode alterar as "regras do jogo” a qualquer momento, apagar o seu conteúdo, bloquear a sua página e conta de anúncios. 

As redes sociais não são "grátis”

Quando se fala que as redes sociais são grátis, não é bem assim. Criar uma página no Facebook ou Instagram é de facto grátis, o problema é que o seu negócio e conteúdo estão sujeitos às alterações das plataformas.

Além disso, se quiser ter maior visibilidade no Facebook e Instagram, precisa de investir muito tempo na criação de conteúdo e dinheiro em anúncios pagos para aumentar o alcance das suas publicações.

Um site é mais completo

O "apagão” do Facebook e Instagram, no dia 4 de outubro, deixou o seu negócio parado? Se as redes sociais acabassem hoje o seu negócio continuaria disponível? 

As redes sociais devem ser importantes para a estratégia digital da sua empresa, mas um site é que deve ser o ponto de partida para impulsionar as suas ideias e negócios, deve ser a "casa” do seu negócio. Não se esqueça que ao criar um site tem a vantagem de ter um espaço digital que é apenas seu e controlado por si. 

Um site é crucial para o sucesso da sua empresa. É o ponto central onde estão os seus conteúdos, os seus contactos, a sua proposta de valor, os seus produtos, etc.

Isto não significa que as redes sociais devem ser descartadas. As redes sociais são muito importantes para criar ligações com a sua comunidade e direcionar tráfego qualificado para o seu site. Devem andar de "mãos dadas” com o seu site para aumentar ainda mais a notoriedade e vendas do seu negócio. 

Já tem uma página no Facebook e Instagram, mas ainda não tem um site? Criar um site pode parecer complicado, mas hoje em dia não é. Não fique para trás e verifique agora se o nome de domínio que pretende para o seu site ainda está disponível.



Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts