Ir para Conteúdo

Somos a bandeira de Portugal na internet

Blog

ICANN82 – Seattle com sabor a Lisboa
Andreia de Brito
Legal Manager do .PT
01-04-2025
ICANN82 – Seattle com sabor a Lisboa
A chuvosa e charmosa cidade de Seattle acolheu o ICANN82 Community Forum, que se realizou entre os dias 10 e 14 de março, tendo, no entanto, sido precedido, nos três dias anteriores, de várias e importantes reuniões de grupos de trabalho específicos no seio da comunidade ICANN.

Esta reunião contou com a presença de 1.369 pessoas presencialmente em Seattle, incluindo 155 participantes pela primeira vez, e 548 pessoas participaram online. No total, os participantes representaram 129 países e territórios, tendo a região da América do Norte sido a mais representado (53,1%) em oposição à América Latina e Caraíbas (6,1%). 

Durante toda a semana, e nas 175 sessões públicas, foram debatidas várias temáticas de relevo, merecendo aqui especial destaque:

  • o próximo programa de novos gTLD’s, cujo período de submissão de candidaturas deverá iniciar-se em abril de 2026, num processo que pretende oferecer a empresas, comunidades, governos e outras organizações a oportunidade de solicitarem novos domínios de topo personalizados para se adequarem à sua organização, comunidade, cultura, língua e interesses dos seus públicos;
  • a revisão do WSIS+20 (World Summit on the Information Societ: review 20 years), que oferece à comunidade internacional -  incluindo à comunidade técnica, da qual o .PT faz parte - uma oportunidade para reinventar uma futura sociedade da informação que seja centrada nas pessoas, mais inclusiva e orientada para o desenvolvimento. Durante o encontro, a comunidade da ICANN reiterou o seu compromisso com o processo WSIS+20 e destacou a importância do modelo multi-participativo de governação da Internet.

O ICANN82 foi a primeira reunião aberta a toda a comunidade sob a liderança do novo Presidente e CEO, Kurt Erik Lindqvist. Kurtis, como é tratado no seio da comunidade, destacou alguns pontos na cerimónia de abertura que trazemos aqui: o papel de várias e importantes mulheres na construção desta organização tal qual a conhecemos hoje,  a importância da defesa do modelo multi-participativo, com a sua configuração "bottom-up” de governação da Internet, que está na génese da criação e operação do próprio ICANN, e que, nas suas palavras, tem revelado ser um sucesso, relembrou o décimo aniversário do "Universal Acceptance”, que garante que todos os nomes de domínio e endereços de e-mail sejam tratados de forma igual e possam ser utilizados por todas as aplicações, dispositivos e sistemas com acesso à Internet independentemente do alfabeto utilizado, e reiterou o seu compromisso de contribuir para a construção de uma Internet mais segura, estável e globalmente conectada. 

As palavras do Presidente e CEO do ICANN poderão ter oferecido algum conforto a uma comunidade que estava visivelmente preocupada com os últimos posicionamentos, (também) em matéria de governação da Internet, do país que acolheu o ICANN82, particularmente no discurso na reunião das Nações Unidas, intitulada 58.ª Sessão Plenária da Assembleia Geral, e pelo qual "(…) the United States rejects and denounces Agenda 2030 and the SDGs.”.

Oportunamente, durante o ICANN82 Community Forum, foram várias as sessões que abordaram questões muito relevantes em matéria de sustentabilidade, inclusão digital, diversidade de género e cooperação como forma de atingir os melhores resultados e instrumentos essenciais para o desenvolvimento de uma Internet mais "de tod@s”. O .PT teve a oportunidade de ser parte ativa em alguns destes debates, desde logo, na sessão "ccTLD News Session”, do ccNSO, em que a LusNIC – associação de registries de língua portuguesa foi apresentada como um exemplo de estreita colaboração entre registries unidos por um ativo comum, a "língua portuguesa”, na apresentação do projeto EU DNSWOMEN, do qual a presidente do .PT é coordenadora, e cuja missão é inspirar e apoiar mulheres nesta indústria, e na "Joint Meeting: GAC and ccNSO” em que partilhámos com os representantes de vários governos o modelo multi-participativo de governação do .PT e nos apresentámos como um registry tecnicamente autónomo. 

E claro, se me permitirem um momento de alguma "fanfarronice”, o ICANN82 terminou da melhor forma possível: com o anúncio de que Lisboa foi selecionada para acolher a ICANN88, no Centro de Congressos de Lisboa, de 13 a 18 de março de 2027, tendo o .PT como anfitrião. 20 anos após termos recebido o ICANN28, Portugal volta a ser o país escolhido para acolher esta comunidade e ser palco de importantes discussões sobre o ecossistema global de nomes de domínio. Bem-vindo ICANN88!




Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts