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19-05-2023
Dia Internacional dos Recursos Humanos
Num mercado tão competitivo e tão volátil como o de hoje, o tema da gestão de pessoas tem, cada vez mais, um papel primordial no rumo que cada organização pretende seguir.
Neste sentido, o maior valor que qualquer organização pode ter está nas pessoas. São elas o verdadeiro fio condutor, são elas que "vestem a camisola” e que fomentam os valores e a filosofia pelos quais uma organização se rege. Como tal, é fundamental criar alicerces culturais que vinculem estas mesmas pessoas à cultura organizacional e aos objetivos de negócio.
É certo que estou há pouco tempo no .PT e que estou na condição de estagiário a viver a sua primeira experiência profissional. Não obstante, no .PT encontrei uma casa que, para além de acolhedora, se preocupa com o bem-estar das pessoas e com a conciliação entre a vida profissional e os compromissos pessoais dos seus colaboradores. Gerir pessoas é exatamente isso. É a busca incessante por um modelo que se traduza em pessoas comprometidas, em políticas de liderança éticas e em transmitir valores de caráter moral e cultural.
A título mais pessoal, a flexibilidade que distingue o .PT permite-me conciliar o lado profissional com uma outra paixão que tenho, o rugby, modalidade na qual estou inserido na condição de árbitro. De facto, são múltiplas as semelhanças existentes entre estas duas vertentes. O árbitro funciona exatamente como um profissional de RH em campo, na medida em que tem o dever de gerir uma panóplia de situações que vão surgindo ao longo de 80 minutos de jogo. Ser árbitro é criar uma relação de confiança com os jogadores e promover uma relação saudável entre os diversos agentes de um jogo, assim como o profissional de RH, que tem o dever de contribuir para o alavancar dos níveis de comprometimento e, consequentemente, de desempenho das pessoas.
Em tom de conclusão e na antecâmara do dia Internacional dos Recursos Humanos, o .PT reflete uma política de RH inovadora e integradora, apostando no desenvovimento do capital humano da organização e promovendo um ambiente de trabalho agradável.
Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
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