Blog
30-07-2021
Dia do Administrador de Sistemas
Em 2021, assinala-se o 22º Dia Internacional do Administrador de Sistemas (System Administrator Appreciation Day), que tem como propósito o reconhecimento do papel dos administradores de sistemas e outros trabalhadores de IT em todo mundo.
O Dia Internacional do Administrador de Sistemas também conhecido como Sysadmin Day ou SAAD, assinala-se na última sexta-feira de julho. Foi criado em 2000 pelo administrador de sistemas Ted Kekatos. Ted inspirou-se num anúncio de publicidade de uma revista, onde um administrador de sistemas é presenteado com uma cesta de frutas e flores pelos seus colegas, como sinal de gratidão pela configuração de novas impressoras.
O administrador de sistemas é um profissional qualificado, responsável pela gestão de ambientes computacionais com foco na garantia da disponibilidade, segurança, e operação destes serviços.
A função de administrador de sistemas tem um largo espectro de atuação, nomeadamente a implementação e gestão de:
- Redes de dados por cabo e sem fio;
- Protocolos de comunicação de dados;
- Backup e restauro de dados;
- Monitorização de sistemas;
- Instalação de sistemas operativos de postos de trabalho;
- Instalação física de servidores em bastidores;
- Gestão de soluções de virtualização;
- Servidores físicos e virtuais;
- Plataformas de servidores Web;
- Base de dados;
- Instalação de impressoras;
É comum o administrador de sistemas desenvolver pequenas soluções através de programação e prestar suporte técnico.
Quando uma organização detém a sua própria infraestrutura técnica, cabe também ao administrador de sistemas o aprovisionamento, o desenho, a implementação e a manutenção da infraestrutura técnica de servidores.
Apesar de não ser um especialista em Segurança, o administrador de sistemas possui conhecimentos de metodologias e práticas de segurança, necessários para o correto desempenho das suas funções, sem comprometer os sistemas que gere. Frequentemente o administrador de sistemas é o primeiro a detetar incidentes de segurança, e é quem posteriormente aplica medidas de contenção dos mesmos.
Quanto a características, um administrador de sistemas deve ser um bom comunicador com capacidade para articular a resolução de quaisquer problemas com uma equipa e garantir que sejam resolvidos em tempo útil. Precisa de ter mentalidade adequada à compreensão da complexidade dos sistemas com os quais estão a lidar.
Um administrador de sistemas precisa de competências analíticas e de resolução de problemas. Por norma, deve ser um bom executante em modo de multi-tarefa, é um traço essencial. No entanto, em organizações de maior dimensão há com frequência administradores de sistemas especializados em serviços específicos, nomeadamente a gestão de base de dados.
Entre as restantes aptidões-chave, está uma correta gestão do tempo e uma boa capacidade de ouvir e compreender activamente.
Nota: os artigos deste blog não vinculam a opinião do .PT, mas sim do seu autor.
Voltar aos Posts